Esta pagina em Portugues This page in English Este sitio en Español
 
 
Patrocinador Oficial
Divulgue seu baner aqui
PortalIMP
Parceiros
Laboratorio Acqua
Laboratorio do Trabalhador
Laboratório ALCA
World Informatica
Setmedia
Portais da Região
Portal de Balsas
Portal de Açailandia
Portal de Araguaina

Historia de Imperatriz
0 surgimento de Imperatriz começou a ser desenhado nos fins do Século XVI e início do século XVII, com a iniciativa dos bandeirantes, que, partindo de São Paulo, buscavam nos confins do Norte, a riqueza, o desconhecido e a aventura.

Enquanto os bandeirantes navegavam da nascente em busca da foz, paralelamente as entradas governamentais e/ou religiosas subiam o rio, tentando alcançar suas nascentes. Das entradas realizadas, a que mais nos interessa foi a que se realizou no ano de 1658 pelos jesuítas Padre Manoel Nunes e Padre Francisco Veloso, que teriam sido os primeiros a utilizar o sítio onde hoje está Imperatriz.

A fundação de Imperatriz se deu em 16 de julho de 1852, três anos depois da partida da expedição que saiu do porto de Belém, em 26 de junho de 1849. Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, capelão da expedição, foi o fundador da povoação, que recebeu inicialmente o nome oficial de Colônia Militar de Santa Tereza do Tocantins.
Depois de quatro anos, em 27 de agosto de 1856, a lei n.º 398 criou a Vila de Imperatriz, nome dado em homenagem à imperatriz Tereza Cristina. Com o tempo, sua denominação foi sendo simplificada pela população, havendo documentos anteriores à Abolição em que a vila é mencionada simplesmente como Imperatriz. Sua elevação à categoria de cidade é datada de 22 de abril de 1924, no governo Godofredo Viana (Lei n.º 1.179). Até o ano de 1958, quando foi iniciada a construção da rodovia Belém Brasília, o município de Imperatriz e sua sede permaneceram geográfica e politicamente distantes de São Luís, do que resultou um lento crescimento econômico e populacional.

A partir de 1960, entretanto, Imperatriz experimentou acelerado surto de desenvolvimento e, já na década de 70, era considerada a cidade mais progressista do país, recebendo contigentes migratórios das mais diversas procedências. Hoje, por força de seu desempenho nos setores de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, comércio, indústria e serviços, Imperatriz ocupa a posição de segundo maior centro econômico, político, cultural e populacional do Estado e o principal da região que aglutina o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sul do Pará. A história e o desenvolvimento de Imperatriz deram-lhe diversos títulos, entre eles os de "Princesa do Tocantins", "Portal da Amazônia", "Capital Brasileira da Energia" e "Metrópole da Integração Nacional".

Viva Imperatriz!!!



Página melhor visualizada com Internet Explorer 9 ou superior em 1024x768 dpi
Copyright © 2001-2013 PortalIMP.
- Todos os direitos reservados
E-mails: Direção Geral - Webmaster - Marketing

Cultura

História
Bandeira
Brasão
Hino da Cidade
Dados e Estatisticas
Academia de Letras
Imperatriz Para o Mundo
Poder Executivo

Poder Judiciário
Zeca Tocantins

Lazer
Clubes
Cinema
Teatro
Hoteis
Shopping
Cibercafés
Restaurantes
Pizzarias

Academias
Passeios Ecológicos
Educação
Universidades
Faculdades
Escolas 1º e 2º Graus
Profissionalizantes
Cursos de Linguas
Eventos Anuais
EXPOIMP - Exposição Agropecuaria
SALIMP - Feira de Livros
FECOIMP - Feira de Negocios

bannerpeq